Semanas 1, 2 e 3

É... a gente meio que demorou pra ter a ideia de escrever essa página

Poderíamos ter começado a escrever isso antes? Com certeza, mas nunca é tarde pra começar não é mesmo? rs

Passamos três semanas trabalhando num projeto em Unity. Nosso objetivo é trabalharmos em uma demo durante os próximos 6 meses com o objetivo de sair com o protótipo jogável de uma fase completa - desde o início ensinando o jogador a movimentação até a finalização com uma Boss Fight.

Não vamos revelar muito sobre a história (ou pelo menos vamos tentar) porque nosso objetivo é que todos tenham a mesma experiência que planejamos, afinal depois desse tempo iremos coletar o feedback dos nossos jogadores a fim de saber se vale a pena continuarmos nessa ideia ou o que podemos melhorar e modificar nela.

Então sem mais delongas vamos ao nosso progresso dessas três semanas!

"Fazer as concepts arts de um jogo era algo no qual nunca tinha me imaginado fazendo. O Jera Games veio como oportunidade de aprendizado e vencer desafios. Em apenas 2 semanas de projeto, já me sinto um ilustrador e design melhor do antes, não só em técnica mas em confiança também"

Victor Luan

"Esse primeiro mês foi desafiador e divertido também, fazia muito tempo que não voltava no mundinho da pixel art. Tomamos como decisão criativa usar a técnica de rotoscopia em algumas animações, que basicamente é utilizar movimentos reais como base."

Paulo Victor

"Na primeira semana que eu participei do projeto o time de design se reuniu para definir quais referências visuais que iriamos usar no cenário, pegamos como referências jogos e passagens que vimos que fazia sentido para o projeto. Em seguida definimos um programa único para trabalhar o cenário em pixel art e em seguida separamos tarefas para desenvolver o cenário final do projeto. Eu fiquei com o tileset básico do projeto as primeiras vistas para o personagem percorrer pelo mapa. Passei os dois primeiros dias estudando para compreender como funcionava um tileset e como poderia desenvolver um para o projeto. Fiz alguns rascunhos também, consultei as referências e no terceiro dia comecei a colocar em prática tudo que fiz e na sexta-feira mostrei para Leo e Paulo avaliar o que eu tinha feito, já que os dois possuem muita experiência com pixel art.

Na segunda semana participando do projeto eu só consegui me dedicar um dia, pois fui realocada para ajudar em outro projeto, o Riul tinha acabado de nos ensinar como importar o tileset para unity e no mesmo dia eu apliquei o tileset que fiz para validar o que eu tinha feito, as cores, o tamanho a proporção, tudo. Infelizmente algo deu errado e ficou muito escuro o tileset que eu fiz, Riul me ajudou e conseguimos resolver esse problema."

Lari Moura

"Começamos esse projeto sem saber muita coisa sobre Unity, que é a plataforma que usamos pra desenvolver, foram horas e horas de vídeos tutoriais e cursos, muitas horas de estudo ainda estão por vir. Eu e o Riul nos juntamos e fizemos várias e várias versões da movimentação dos personagens, arquitetura, cenário, até encontrar uma forma que fizesse sentido por agora e que pudéssemos escalar melhor futuramente. Pouco a pouco as coisas estão tomando forma e fazer parte disso tem sido uma experiência incrível e claro, desenvolvimento de jogos é parte um sonho que estamos todos dividindo. Quer jogo? Pois tome!"

Rhebeca

"O Jera Games trouxe uma experiência maravilhosa que eu esperava ter desde muito tempo. Desenvolver jogos é uma coisa que sempre vi como maravilhosa, e estou tendo a oportunidade de estar dentro desse projeto que é muito interessante. Ainda estamos nos habituando com a Unity, e apesar das dificuldades estamos conseguindo desenvolver as funcionalidades que temos em mente. Desenvolvemos as mecânicas iniciais nessas primeiras semanas; movimentação básica do nosso boneco e inimigos patrulheiros"

Riul

"Meu Deus, é muito difícil fazer um joguinho... Mas está sendo uma experiência incrível demais, passamos por um planejamento onde não podíamos colocar muitas ideias, pq temos um prazo limitado, mas também tínhamos que entregar um jogo divertido e incrível, então estamos quebrando bastante a cabeça, mas tá saindo da jaula o monstro. Aprendi muito na última semana mexendo com Unity, pra montar a sala do Boss, e redesenhando umas 10 vezes o Level Design da primeira área do jogo. Até fiz um commit essa semana, e nem sabia o que era isso antes do projeto :v"

Leo Echeverria

Em mundos virtuais, aprendi grandes lições de vida. Aprendi a nunca abandonar um amigo. Aprendi inglês, aprendi sobre biologia, física, sobre a vida em si. Nesses mundos, me apaixonei, me desiludi, fui enganado e abraçado. Nesses mundos conheci personagens que me fizeram mudar minha visão sobre a vida, e por isso sempre tive o sonho de um dia fazer esses mundos.

Desde que participamos do brainstorming, eu já estava realizando esse sonho. Naquela reunião, foi onde começamos a desenhar o esqueleto do Projeto Nove, coisas como o tipo de jogo, a base da história, os diferenciais. Levantamos uma série de ideias. Depois de deixar essas ideias “em conserva” por alguns meses, Junto ao Kramer, tivemos o papel de criar um processo de descoberta para esse mundo. Conseguimos pensar em algumas etapas do processo de descoberta do lean/kanban para montar uma dinâmica.

Um exemplo é essa tabela de aspectos x prioridades, onde definimos pra onde será direcionado o esforço, dado objetivos que também definimos nas dinâmicas. Depois da descoberta, tive o desafio de juntar as mecânicas com o roteiro. Para isso fiz uma tabela que relaciona os momentos da história, a emoção proposta para o jogador, e algumas mecânicas e elementos visuais que iriam direcionar o emocional do jogador para esse sentimento.

Tem sido maravilhoso ter a oportunidade de ver tudo isso ganhando vida <3

Marcelinho

Por essa semana é só. Espero vocês na semana que vem!

Last updated